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CMA Consultores - Consultoria e Auditoria em empresas | Controladoria e Blindagem Empresarial
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CMA - Auditores e Consultores Associados
A CMA – AUDITORES E CONSULTORES ASSOCIADOS é uma empresa que atua no mercado nacional há 15 anos prestando serviços de auditoria independente e consultoria para inúmeras organizações de médio e grande porte.

  • CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA

O escopo básico dos serviços de auditoria compreende:
  • Conferência dos registros contábeis fiscais, incluindo os registros auxiliares;
  • Conferência dos clientes e fornecedores, credores, e devedores de natureza diversa;
  • Conferência, dos bens patrimoniais, e de seus controles e registros;
  • Exame das receitas e despesas (revisão analítica) com análise das principais variações, bem como o confronto com os valores orçados;
  • Emissão do parecer de auditoria.

Os procedimentos de auditoria a serem aplicados são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre os demonstrativos contábeis e abrangem testes de observância e testes substantivos.

A aplicação dos procedimentos de auditoria será realizada, em razão da complexidade e volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, com base na análise e riscos da auditoria e outros elementos de forma a determinar a amplitude dos exames necessários para a emissão de um relatório sobre os demonstrativos contábeis.

Os testes de observâncias e substantivos levam em consideração as seguintes técnicas básicas:
  1. Inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
  2. Observação – acompanhamento de procedimento quando de sua execução;
  3. Investigação e confirmação – obtenção de informação junto às pessoas ou entidades   conhecedoras da transação dentro ou fora da empresa;
  4. Cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e
  5. Revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vista à identificação de situação ou tendências atípicas.

A auditoria contábil será realizada inclusive nos registros gerados pelo processamento eletrônico de dados (se necessário) e em outros que mantidos pela empresa devam sofrer exames para os fins propostos.

Os trabalhos serão planejados e apropriadamente supervisionados pela empresa e serão conduzidos em harmonia com as atividades da mesma, de modo a não causar transtornos ao andamento normal dos seus serviços e horários de trabalho estabelecidos pelas normas internas.

Na execução dos trabalhos deverão ser observados os seguintes aspectos:
  1. Utilização de pessoal com experiência e treinamento profissional adequado;
  2. Planejamento adequado e supervisão satisfatória dos trabalhos dos assistentes;
  3. Avaliação dos sistemas contábil e de controles internos; e
  4. Inspeção baseada principalmente nos registros contábeis podendo ser estendida, se julgado necessário pela empresa, aos registros de quaisquer outros setores.

O AVANÇO DA FRAUDE NO BRASIL

A fraude não é um problema novo, desde a criação da economia, se conhece o termo “golpista”, que nada mais é do que pessoas que se aproveitavam da ingenuidade e falhas de outros e em uma manobra desleal, utilizando-se de meios ilícitos, deferem um golpe, cujo objetivo é enganar e ludibriar o próximo.

A maneira mais eficaz para se lidar com a fraude é a prevenção. A fraude deve ser vista como qualquer outro risco, podendo ser: Mitigado (a fim de reduzir a fraude a um nível tolerável), Transferido (via seguro ou outros acordos terceiros) ou também Aceitado (quando o valor da ação preventiva anti-fraude excede o valor do ativo).

Veja alguns números que justificam nosso serviço:
  • Nada menos que 76% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude;
  • 48% das fraudes foram causadas por funcionários das próprias companhias;
  • 52% foram caudadas por fontes externas, dentre elas prestadores de serviços (21%), clientes (17%) e fornecedores (10%);
  • As maiores perdas vieram da falsificação de cheques ou documentos, roubo de ativos e contas de despesas;
  • As companhias afirmam que 73% das fraudes foram inferiores a 1 milhão de real;
  • Em 46% dos casos, o valor não foi recuperado.
Assista ao vídeo sobre fraudes, desvios, prevenção e investigação: clique aqui.
 

Contato

CMA Consultores e Auditores Associados

Tel: 41 3235-5479 
Rua São Salvador, 718 - Pilarzinho
Curitiba - PR - Brasil

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